segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PAP Cartão Pop Up Slider com a Silhouette

PAP Cartão Pop Up Slider





Bem meninas e meninos, dando continuidade aos trabalhos realizados em parceria com a Serilon Shop , trago a vocês um cartão bem legal que pode ser personalizado conforme seu gosto.
Esse cartão foi inspirado em um cartão que uma Scrapper da Alemanha fez. Ela o fez totalmente manual , usando  guilhotina, estilete e réguas de marcação. Como temos a nossa amada Silhouette, nada mais pratico que eu desenhar o projeto e cortar em nossa amada maquininha.

Primeiro abrimos o projeto no Silhouette Studio, no meu caso eu uso o Silhouette Studio Designer Edition. O Projeto pode ser baixado aqui no meu blog gratuitamente para ser feito.

Podemos ver que o projeto é dividido em partes, as quais estão nomeadas, conforme a imagem abaixo:



Para começar , separei a parte que contem o envelope e a cobertura da parte interna do cartão para cortar primeiro. Como estou usando um papel de poá vermelho perolado da Metallik, estou trabalhando com a configuração padrão para papeis de 180 g , utilizando a lamina na posição de corte 3 , velocidade 5 e espessura 30. Após o corte , retirei as partes da base de corte e deixei separado.



Agora Selecionamos a parte nomeada como A para cortar. Ela será a base do cartão, a qual contem também a trava para que o cartão não saia totalmente do envelope.
Podem notar que ela tem um corte onde deve ser inserido a trava . Essa parte utilizei um papel color plus 180g e mantive as configurações padrão para o corte para papeis de 180 g , utilizando a lamina na posição de corte 3 , velocidade 5 e espessura 30. Após realizar o corte, separei as partes cortadas para dar continuidade depois a montagem.






Agora Selecionamos a parte nomeada como B para cortar. Ela será a cobertura da base do cartão. Junto também temos a cobertura do puxador da janela do cartão.
Podem notar que essa parte é inteira . Essa parte utilizei um papel color plus 180g e mantive as configurações padrão para o corte para papeis de 180 g , utilizando a lamina na posição de corte 3 , velocidade 5 e espessura 30. Após realizar o corte, separei as partes cortadas para dar continuidade depois a montagem.





Nesta parte esta o fundo da janela e o puxador da mesma . Para essas peças , utilizei um papel Color Plus de 180g Branco. MAs antes de cortar, resolvi inserir uma personalização utilizando as Sketchs Pens. Como eu já tinha um coração pronto em outro arquivo meu , aproveitei o mesmo. Podem notar que deixei uma área demarcada sem corte, para que possamos ter uma ideia do tamanho que a janela do cartão tem e possamos adequar a personalização a essa janela.
Com o coração já inserido e ajustado ao tamanho escolhido , selecionei o menu desenho para transformar a linhas de corte em desenhos da Sketch.



No menu desenho , escolhi a opção Caneta, que da um efeito rabiscado mais suave.



Após mudar o traçado do coração para ser desenhado com o padrão selecionado, adicionei as letras I e U, utilizando uma fonte trabalhada, para dar um efeito mais clássico a personalização.



Após montar oque desenho desenhar com as canetas, vou ao menu estilo de corte e deixo somente a parte que deve ser desenhada com a opção de corte ativadas. As outras partes do cartão deixo com a opção de Sem Corte selecionada.




Em seguida, no menu Configurações de Corte, seleciona a opção caneta de desenho e mantenho as configurações sugeridas e dou o comando com o botão Cortar.
Não esquecendo de substituir a lâmina de corte pela Sktech Pen da cor desejada.





Após desenharmos com a Sketch Pen , novamente retiramos a caneta e retornamos a lamina de corte , mas não retiramos a base de corte , pois ainda precisamos fazer os cortes das abas.
No menu Estilo de Corte , selecionamos a parte realizada com a caneta e colocamos ela como Sem Corte. Selecionamos as abas que estava com a opção Sem Corte e selecionamos para elas agora a opção Cortar Borda.
 



Como a base já esta na posição, basta mandar cortar com as configurações padrões para o corte para papeis de 180 g , utilizando a lamina na posição de corte 3 , velocidade 5 e espessura 30. Após realizar o corte, separei as partes cortadas para dar continuidade depois a montagem.



Com os partes já todas cortadas , podemos dar inicio a montagem do cartão.



Iniciamos a montagem do cartão preparando a base do cartão , que é a peça A.


A mesma tem uma peça que deve ser inserida no corte que a base possui.




Essa aba deve ter um dos lados colado a base , pois ela será a trava para evitar que o cartão saia do envelope.



Após colar a trava na base , vamos aplicar a camada de cobertura B.



Usei um aplicador cola em fita por toda a área do papel.



Apliquei a cobertura vermelha procurando centralizar, pois a base é alguns milímetros menor. Lembrando de colar a cobertura por cima do lado que a trava esta colada. A outra aba da trava da base deve estar solta.



Agora vamos aplicar a parte onde fizemos a aplicação do desenho com a Sketch Pen.
Novamente aplicamos cola com o Aplicador de Fita por toda a parte de traz dessa peça.




Colamos ela por cima da cobertura vermelha , alinhando cuidadosamente, para deixar o efeito das bordas coloridas.



Agora vamos montar a capa do cartão com o puxador da janela.
Já deixei a aba do puxador dobrado e apliquei uma camada de cola em fita.



Em seguida colei a aba do puxador na janela conforme as fotos.
em seguida apliquei cola nas 3 abas da capa , sem colar o lado com o recorte curvo, para que o mesmo fique solto e o puxador possa deslizar.





Colei a capa com o puxador já no local, tomando o cuidado para que a capa fique alinhada com a parte branca, ocultando a mesma.








Em seguida fazemos um teste para verificar se a janela esta deslocando corretamente ao puxar a abado do puxador.






Agora aplicamos as coberturas do puxador .




Após montar o cartão, vamos começar a montar o envelope.
Primeiro dobramos todas a s abas e deixamos ele já no formato




As abas menores serão as abas laterais e aplicamos cola na aba maior de baixo , em sua borda, que será colada para fixar o envelope em sua forma.
Antes de colar a aba, devemos aplicar a trava que ira limitar a saído do cartão do envelope.



Aplicamos 2 pedacinhos de cola banana na trava e colamos ela próximo a borda do envelope onde sai a aba que será a aba de fechamento do envelope.




Após isso colamos a aba que passamos a cola em fita para fechar e fixar a forma do envelope.


Agora inserimos o cartão e verificamos o funcionamento do mesmo e se a trava esta segurando o cartão para que o mesmo saia o necessário do envelope e permita abrir a janela do cartão.






Feito o teste, vamos usar o furador de passa-fita na aba superior, para que possamos passar uma fita para decoração e amarração do envelope.




Após fazermos o furo envelope,passamos a fita e medimos o tamanho suficiente para fazer o laço e fechar o envelope.




Para a decoração , apliquei um coração cortado em outra ocasião na Silhouette, e utilizei ele para manter a fita presa na posição que eu queria. Aproveitei e apliquei um outro enfeite cortado na Silhouette, com fita banana para um efeito 3D.




Aqui vemos o cartão pronto,  aberto com a fita e enfeites aplicados.


Aqui ele pronto com o laço de fita.

Espero que esse tutorial possa inspirar vocês a criarem novas variações desse cartão, que acho muito bonito e atrativo. Ele mostra que com um pouco de paciência, podemos fazer qualquer tipo de trabalho, adaptando para a nossa querida maquina , a Silhouette, que pode ser adquirida aqui na Serilon Shop.
Estarei disponibilizando o projeto básico do cartão aqui no blog para download.
Em breve estaremos disponibilizando um novo PAP para vocês e obrigado por nos prestigiar.