terça-feira, 3 de setembro de 2013

Duvidas que surgem ao comprar a Silhouette.

Primeira Silhouette – Duvidas que surgem ao Comprar a Silhouette.




Muitas pessoas me consultam para saber o que é a silhouette  e várias dúvidas são sempre as mesmas. Acredito que com esse pequeno post, conseguirei ajudar a entender essa fantástica máquina e auxiliar entender qual sua real finalidade.

 1-    A Silhouette Imprime?
      Não. A silhouette é um plotter de recorte portátil. Sua função é cortar diversos tipos de materiais desde papel de várias gramaturas, papéis de scrapbook, acetato, vinil, contact, tecido, papel fotográfico, papel fotográfico adesivo, cartolina, etc.
Ela possui uma lamina de corte ajustável, para que possa cortar diferentes tipos de materiais e espessura. Essa lamina pode ser substituída por sketch pens, que são canetas que permitem realizar desenhos e escrever textos com a Silhouette. Existe também um adaptador, que pode ser o original da Silhouette , que aceita canetas de um padrão único. Há um suporte alternativo que aceita qualquer tipo de caneta, desde que respeitado o tamanho máximo do suporte. Eu utilizo esse.

2-    Eu consigo recortar arquivos do Corel ou Photoshop direto na Silhouette?
     Para poder cortar suas artes criadas em programas vetoriais como o Corel ou Inkscape  e programas gráficos como Photoshop é preciso fazer a exportação do arquivo para um formato especifico, que pode ser o DXF ou o SVG.
O formato DXF exporta somente as linhas vetoriais , ou seja , somente as linhas de corte, a imagem precisa ser exportada em PNG ou JPG para ser juntada as linhas de corte no Silhouette Studio.
O formato SVG exporta tanto as linhas de corte como as imagens em um só arquivo. Esse é o melhor formato para exportar artes que contem imagens e linhas de corte. Lembrando que para se abrir arquivos SVG no Silhouette Studio é preciso ter a versão Designer Studio.

3-    Qual a diferença entre a Silhouette Cameo e a Silhouette Portrait?
     A principal diferenças entre as maquinas é que a Cameo recorta papéis com tamanho máximo de 12” (30cm) . A portrait trabalha com a largura máxima de 21,6cm. As maquinas tem as mesmas funções, sendo o tamanho da mídia sua diferença fundamental.

4-    Consigo Abrir arquivos SVG no Silhouette Studio?
     O arquivo SVG só abre no Silhouette Studio Designer Edition (versão paga do Silhouette Studio).

5-    Consigo salvar os arquivos do Silhouette Studio em outra extensão para imprimir em uma gráfica por exemplo?
      Não. O Silhouette Studio salva em um formato próprio, o .STUDIO. Para poder imprimir o arquivo em uma gráfica, é preciso utilizar uma impressora virtual e “salvar a impressão” em um arquivo PDF.


Essa foram as maiores duvidas que chegaram a mim. Espero que com esse questionário, suas dúvidas possam ser sanadas e ajudem na hora de adquirir sua silhouette. 

Rodrigo