segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Qual papel utilizar?

Ao trabalharmos com o ScrapBook , nos deparamos as vezes com uma infinidade de papéis que podem ser usados , mas a escolha se torna mais critica quando iremos trabalhar com Scrap Decor e temos a necessidade de trabalhar com impressões.

A personalização dos trabalhos com imagens , torna mais atraente visualmente cada peça criada e gera uma identidade visual , que pode ser modificada e trabalhada conforme nossa necessidade.

Hoje utilizamos papel sulfite , colorplus , verge , papéis adesivos , papeis fotográficos, adesivos fotográficos, vinil , imã imprimível, etc.

As vezes, ocorre, por exemplo, de criarmos rótulos para tubos de brigadeiro ou garrafinhas de água:
Criamos a imagem , imprimimos no papel adesivo , cortamos o mesmo na forma para aplicar e de repente vemos que o rótulo esta todo manchado, borrado.

Porque isso acontece?
Devido as tintas da maioria das impressoras comuns serem a base de água , ao entrar em contato com umidade ou liquido , solta a tinta do papel.

Como podemos resolver isso?
Podemos resolver utilizando 2 alternativas , sendo apresentadas abaixo            
   - Usando Papel Fotográfico : Com esse papel , que tem uma camada a prova dágua que protege a tinta evitando que a mesma manche ou borre. Além disso , o mesmo possui uma qualidade de apresentação da imagem excepcional. O mesmo apresenta vários tipos , sendo o glossy brilhante , glossy fosco, adesivo e dupla face.
    - Usando Verniz UV : usando papel comum , para tornarmos a impressão resistente a água , podemos usar o verniz UV , o mesmo cria uma película que protege a tinta da umidade , com isso tornado-a resistente a água. Mas tem inconvenientes como forte cheiro no momento da aplicação e o mesmo ficar áspero.

Eu para trabalhos que irão ter contato com líquidos e umidade , utilizo o papel fotográfico a prova dágua , mas nada impede de se utilizar adesivo comum com aplicação de verniz UV.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações , basta postar aqui no blog ou no face.

Rodrigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário